Continuação Gincana Objeto Paramétrico
A partir do modelo coletivo elaborado na gincana em aula, cada pessoa deve refinar o modelo digital individualmente, organizar as pranchas de corte e produzir o objeto (lembrando que o objetivo é trabalhar a "abertura" para ampliar as possibilidades de diálogo entre as pessoas). Trazer dia 03/01 um vídeo curto do objeto "em uso" — atualizar os slides com esse vídeo.
A partir do modelo coletivo elaborado na gincana em aula, cada pessoa deve refinar o modelo digital individualmente, organizar as pranchas de corte e produzir o objeto (lembrando que o objetivo é trabalhar a "abertura" para ampliar as possibilidades de diálogo entre as pessoas). Trazer dia 03/01 um vídeo curto do objeto "em uso" — atualizar os slides com esse vídeo.
Seminário de Design de Interação
Todos os alunos devem pesquisar individualmente os links abaixo, analisar os exemplos e definir características e elementos de interação para procurar outros trabalhos que não integrem a lista abaixo. A turma deve se dividir em 8 grupos (de até 5 pessoas cada) para discutir todos os exemplos pesquisados pelos integrantes, e eleger 2 obras (por grupo) para apresentar em sala (uma obra deve ser escolhida dentre as referências abaixo e outra a partir da pesquisa feita). Tentem checar o que os outros estão trazendo para não repetir.
Todos os alunos devem pesquisar individualmente os links abaixo, analisar os exemplos e definir características e elementos de interação para procurar outros trabalhos que não integrem a lista abaixo. A turma deve se dividir em 8 grupos (de até 5 pessoas cada) para discutir todos os exemplos pesquisados pelos integrantes, e eleger 2 obras (por grupo) para apresentar em sala (uma obra deve ser escolhida dentre as referências abaixo e outra a partir da pesquisa feita). Tentem checar o que os outros estão trazendo para não repetir.
* Arte cinética:
Lygia Clark, Alexander Calder, Abraham Palatnik, Jean Tinguely, O Grivo, Arthur Ganson, Theo Jansen, Guto Lacaz, Zimoun, Christian Moeller
* Referências arquitetônicas:
Interactive Architecture — http://www.interactivearchitecture.org/
Rafael Lozano-Hemmer — http://www.lozano-hemmer.com/projects.php (principalmente as instalações "Relational Architecture")
Usman Haque — http://www.haque.co.uk/
Interactive Architecture — http://www.interactivearchitecture.org/
Rafael Lozano-Hemmer — http://www.lozano-hemmer.com/projects.php (principalmente as instalações "Relational Architecture")
Usman Haque — http://www.haque.co.uk/
* Como fazer:
Instructables — http://www.instructables.com/
Kit of no parts — http://konp.plusea.at/
* Laboratórios e escolas de design de interação:
Royal College of Art, Londres - curso de design interactions — http://www.interaction.rca.ac.uk/; pesquisar também IVREA (Interaction Design Institute IVREA), TU Delft, IDEO (design and innovation consultancy);
Interaction design IUAV, Veneza — http://www.interaction-venice.com/interaction-design-projects.html - ver ambient interaction themes;
Situated Technologies, University of Buffalo School of Architecture and Planning — http://ap.buffalo.edu/research/research-centers/center-for-architecture-and-situated-technologies.html; pesquisar também ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe, na Alemanha) e o artista Jeffrey Shaw (fundador do ZKM);
Copenhagen Institute of Interaction Design, Copenhague — http://ciid.dk/education/portfolio/;
MIT media lab — http://www.media.mit.edu/research/groups-projects
MIT media lab Fluid interfaces — http://www.media.mit.edu/research/groups/fluid-interfaces;
MIT media lab Object-Based Media — http://www.media.mit.edu/research/groups/object-based-media;
MIT media lab Responsive Environment — http://www.media.mit.edu/research/groups/responsive-environments;
MIT media lab Tangible Media — http://www.media.mit.edu/research/groups/tangible-media;
Interrogative Design Group — http://www.wdw.nl/en/about_us/network/interrogative_design_group_mit (que era originalmente do MIT)
MediaArt Tube (para pesquisar mais referências)
https://www.youtube.com/channel/UCN8Aax8XICzHJzLScciViWQ?reload=9
http://netzspannung.org/archive/index.xsp?lang=en
Para aula de segunda:
- Vídeo do objeto produzido individualmente (em interação)
- Apresentação do seminário de interação (entre 5 e 10 minutos por grupo)
Instructables — http://www.instructables.com/
Kit of no parts — http://konp.plusea.at/
* Laboratórios e escolas de design de interação:
Royal College of Art, Londres - curso de design interactions — http://www.interaction.rca.ac.uk/; pesquisar também IVREA (Interaction Design Institute IVREA), TU Delft, IDEO (design and innovation consultancy);
Interaction design IUAV, Veneza — http://www.interaction-venice.com/interaction-design-projects.html - ver ambient interaction themes;
Situated Technologies, University of Buffalo School of Architecture and Planning — http://ap.buffalo.edu/research/research-centers/center-for-architecture-and-situated-technologies.html; pesquisar também ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe, na Alemanha) e o artista Jeffrey Shaw (fundador do ZKM);
Copenhagen Institute of Interaction Design, Copenhague — http://ciid.dk/education/portfolio/;
MIT media lab — http://www.media.mit.edu/research/groups-projects
MIT media lab Fluid interfaces — http://www.media.mit.edu/research/groups/fluid-interfaces;
MIT media lab Object-Based Media — http://www.media.mit.edu/research/groups/object-based-media;
MIT media lab Responsive Environment — http://www.media.mit.edu/research/groups/responsive-environments;
MIT media lab Tangible Media — http://www.media.mit.edu/research/groups/tangible-media;
Interrogative Design Group — http://www.wdw.nl/en/about_us/network/interrogative_design_group_mit (que era originalmente do MIT)
MediaArt Tube (para pesquisar mais referências)
https://www.youtube.com/channel/UCN8Aax8XICzHJzLScciViWQ?reload=9
http://netzspannung.org/archive/index.xsp?lang=en
Para aula de segunda:
- Vídeo do objeto produzido individualmente (em interação)
- Apresentação do seminário de interação (entre 5 e 10 minutos por grupo)
Outras atividades complementares para o recesso:
Continuar lendo o Hertzberger
Ver filme Meu Tio de Jacques Tati
Nenhum comentário:
Postar um comentário