segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Para a aula de quinta-feira, 02/12/2021

A partir da estratégia discutida em grupo, cada pessoa deve criar um enunciado com seu entendimento individual da estratégia a ser adotada para a produção de uma nova imagem incluindo tempo e som. A estratégia vai informar o planejamento (storyboard individual) de um vídeo stop motion. Para a aula de quinta-feira, cada estudante deve elaborar um storyboard, iniciar a experimentação com possibilidades de stop motion a partir dessa primeira versão do planejamento, reinformar/ refinar o storyboard a partir dos experimentos de stop motion. Todos podem recorrer às imagens que apareceram na disciplina (luz e sombra, composições e GIFs animados, lembrando que devem lançar mão dos recursos de edição que vocês já conhecem e começaram a explorar). 
 
Lembrem-se que o propósito é trabalhar com exploração estética abstrata (não vale nada figurativo), não apenas na lógica da seleção, mas da criação. Vocês podem usar imagens já produzidas (sempre de outros colegas) e podem criar em cima delas, por exemplo, recriando o objeto de luz e sombra para capturar mais ângulos, ou mesmo editando as imagens escolhidas e animando-as com mais frames. Devem também introduzir o som (na direção de criar "sound scape"/ paisagem sonora, ou sonosplatia, para potencializar a imersão, e não inserir música ou som como se fosse trilha sonora para a imagem).

Todos devem compartilhar na apresentação o seu entendimento pessoal da estratégia geral discutida em seus grupos (1 slide), seu storyboard final (1 slide), sua primeira versão experimental do stop motion elaborada no programa de edição de video — entre 30 e 60 segundos já incluindo o som (1 slide). Cada estudante deve incluir 3 slides dentro do espaço de seu grupo e deve também postar no blog (e mandar para as tarefas do Teams) as mesmas informações.


Todos devem começar as leituras para aula do dia 06/12/2021 (1 semana para leituras):

BALTAZAR, Ana Paula. Por uma arquitetura virtual. A&U — Arquitetura e Urbanismo, n. 131, pp. 57–60, 2005.

BALTAZAR, Ana Paula & CABRAL FILHO, José dos Santos. Magia além da ignorância: virtualizando a caixa preta. In: Anais do FAD — festival de arte digital. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2011. 

FLUSSER, Vilem. Design: obstáculo para remoção de obstáculos?. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 193–98.

HAQUE, Usman. Arquitetura, interação e sistemas. Arquitetura & Urbanismo, Agosto de 2006, pp. 68–71.

GULLAR, Ferreira. Teoria do não-objeto [1960]. In: Aracy Amaral (ed). Projeto construtivo brasileiro na arte — 1950–1952. Rio de Janeiro; São Paulo: Museu de Arte Moderna; Pinacoteca do Estado, 1977.

EXTRA (em inglês) JONES, John Chris. Part 2 Opus one, number two. Designing designing. London: Architecture design and technology press, 1991, pp. 158–166.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fechamento das notas

Caros alunos, Todas as notas foram fechadas e estão disponíveis no sistema da UFMG. Conseguimos cadastrar as seis avaliações no sistema e el...