segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Para a aula de quinta-feira, 02/12/2021

A partir da estratégia discutida em grupo, cada pessoa deve criar um enunciado com seu entendimento individual da estratégia a ser adotada para a produção de uma nova imagem incluindo tempo e som. A estratégia vai informar o planejamento (storyboard individual) de um vídeo stop motion. Para a aula de quinta-feira, cada estudante deve elaborar um storyboard, iniciar a experimentação com possibilidades de stop motion a partir dessa primeira versão do planejamento, reinformar/ refinar o storyboard a partir dos experimentos de stop motion. Todos podem recorrer às imagens que apareceram na disciplina (luz e sombra, composições e GIFs animados, lembrando que devem lançar mão dos recursos de edição que vocês já conhecem e começaram a explorar). 
 
Lembrem-se que o propósito é trabalhar com exploração estética abstrata (não vale nada figurativo), não apenas na lógica da seleção, mas da criação. Vocês podem usar imagens já produzidas (sempre de outros colegas) e podem criar em cima delas, por exemplo, recriando o objeto de luz e sombra para capturar mais ângulos, ou mesmo editando as imagens escolhidas e animando-as com mais frames. Devem também introduzir o som (na direção de criar "sound scape"/ paisagem sonora, ou sonosplatia, para potencializar a imersão, e não inserir música ou som como se fosse trilha sonora para a imagem).

Todos devem compartilhar na apresentação o seu entendimento pessoal da estratégia geral discutida em seus grupos (1 slide), seu storyboard final (1 slide), sua primeira versão experimental do stop motion elaborada no programa de edição de video — entre 30 e 60 segundos já incluindo o som (1 slide). Cada estudante deve incluir 3 slides dentro do espaço de seu grupo e deve também postar no blog (e mandar para as tarefas do Teams) as mesmas informações.


Todos devem começar as leituras para aula do dia 06/12/2021 (1 semana para leituras):

BALTAZAR, Ana Paula. Por uma arquitetura virtual. A&U — Arquitetura e Urbanismo, n. 131, pp. 57–60, 2005.

BALTAZAR, Ana Paula & CABRAL FILHO, José dos Santos. Magia além da ignorância: virtualizando a caixa preta. In: Anais do FAD — festival de arte digital. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2011. 

FLUSSER, Vilem. Design: obstáculo para remoção de obstáculos?. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 193–98.

HAQUE, Usman. Arquitetura, interação e sistemas. Arquitetura & Urbanismo, Agosto de 2006, pp. 68–71.

GULLAR, Ferreira. Teoria do não-objeto [1960]. In: Aracy Amaral (ed). Projeto construtivo brasileiro na arte — 1950–1952. Rio de Janeiro; São Paulo: Museu de Arte Moderna; Pinacoteca do Estado, 1977.

EXTRA (em inglês) JONES, John Chris. Part 2 Opus one, number two. Designing designing. London: Architecture design and technology press, 1991, pp. 158–166.

Referências - aula 29/11/2021

TATE Turbine Hall (Video: Tate Modern Turns 21) — https://youtu.be/7OmgsHVkiAU
Olafur Eliasson: The Weather Project (Sun) — https://youtu.be/-dFOphuPqMo
Ai Weiwei: Sunflower seeds — https://youtu.be/td3_EKX1Igo
Yayoi Kusama: Infinity Mirror Rooms (Hirshhorn Museum in Washington, D.C) — https://youtu.be/8VwJMw_fLvI
 
Discussão sobre "Nosso Programa" de Vilém Flusser:
Palestra "Imagem Televisiva e Espaço Político à luz da Revolução Romena", por Vilém Flusser (trecho sobre política e imagens técnicas por volta do minuto 17") — https://www.youtube.com/watch?v=lGK6IKpwdJY
Comentários levantados  / Sugestões apresentadas:
...
IMPORTANTE! Monitoria do Departamento de Projetos:
Site Monitoria (Materiais Premiere): https://monitoriaprj.wixsite.com/home/premiere

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Para a aula de segunda-feira, 29/11/2021


Analisar uma imagem (escolhida dentre as que já foram produzidas por vocês em AIA) que os grupos entendam como sendo imersiva e abstrata (sem elementos figurativos) adotando a Rede de Implicações para apresentar na próxima aula.
 
Lembramos que a rede de implicações é um recurso para entender os elementos substanciais que contribuem para as sensações e também as ações que podem derivar das sensações. Para o exercício, sugerimos que seja feito um brainstorming (livre associação), levantando uma diversidade de sensações que a imagem escolhida suscita. Cada integrante do grupo fala, sem censura e muito rapidamente em várias rodadas, a primeira palavra (ou frase) que vem a mente quando olha para a imagem e pensa nas possíveis sensações que ela evoca. Todas as palavras devem ser registradas de alguma forma (podem usar o miro, o figma ou outra plataforma de sua preferência) para que todos do grupo consigam visualizá-las. Cuidado para não ficarem presos apenas a sentimentos, mas realmente tentar entender as sensações. Após várias rodadas, quando o grupo vai perceber que já tem repertório suficiente para sintetizar as sensações, deve então escrutinar todas as palavras registradas, tentando entender as associações diretas ou indiretas feitas pelos colegas. A partir desse diálogo devem emergir 5 sensações. Cada sensação deve ser associada a duas substâncias (substantivos) que contribuem para sua existência e duas ações (verbos) que derivam dela.

Referências - aula 25/11/2021

Provocação inicial:
Dimensions of Dialogue (Jan Svankmajer, 1983) https://youtu.be/L-gGpWpra-g
Opus 2 (Walter Ruttmann, 1921) https://youtu.be/RwahxVC3rDY

Drops Figurativo x Abstrato

Drops Storyboard:

Mini-Documentário: 2006 The Art of Storyboarding (Finding Lady) - https://youtu.be/KZtNtWN857Y

Stopmotion:
Terry Gilliam Monty Python animations - https://youtu.be/otV22Pe4yiM

Braistorming:

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Para a aula de quinta-feira, 25/11/2021

Finalização da dinâmica em aula (exercício rápido): Criar um Gif animado das composições que incluíram a ideia de tempo, para aprendizagem dos recursos.

Exercício elaborado: Gif animado mais elaborado, preparando imagens de luz e sombra no editor de imagens (pode incluir outros elementos, como desenhos, imagem de objetos que usaram na composição, pode alterar sobreposições, pontos de vista etc.) para criar uma sequência temporal que amplie a sensação de imersão. Importante: cada um deve usar uma imagem que não a sua para trabalhar em cima.

Postar no blog e enviar link nas tarefas do Teams:
Primeira composição com objetos de casa (já está no Slide)
Composição a partir da composição do colega (já está no Slide)
Composição com estruturas/elementos alterados (já está no Slide)
Sequência de 5 composições incluindo tempo mantendo ponto de vista (já está no Slide)
Sequência de 5 composições incluindo tempo com pontos de vista diferentes (já está no Slide)
Exercício relâmpago (GIF animado das sequências feitas em aula – que podem ser reelaboradas) – incluir também na apresentação de Slides
Exercício elaborado (GIF animado a partir das imagens de luz e sobre com uso dos recursos que vocês já dominam) – incluir também na apresentação de Slides

Referências - aula 22/11/2021

provocação inicial - BLU:
BLU: Big Bang Big Boom (vídeo do início da aula)
BLU: Muto (outro trabalho do grupo)
Drops "a imagem no tempo":
Étienne-Jules Marey
Eadweard Muybridge
"I Follow" Moka - Livrinho animado (Flipbook) - https://vimeo.com/68663619
Norman McLaren - curtas apresentados:
Synchromy (Short 1971) https://vimeo.com/29399459
Lines: Vertical (Short 1960) https://www.youtube.com/watch?v=LnbavAYULUU
Neighbours (Short 1952) https://vimeo.com/39056719
Pas de deux (Short 1968) https://vimeo.com/40184263
Edição ao vivo utilizando o programa Max
Norman McLaren: Pen Point Percussion (McLaren explica como ele faz som sintético em filme)
Relembrando: Why We Owe A Lot To Animator Norman McLaren

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Para a aula de segunda-feira, 22/11/2021

Atividade em grupo - P2P Photoshop Parte II: Imagem Síntese
Reunir os novos grupos formados com um integrante de cada grupo anterior. A proposta é criar uma imagem síntese que recorra a muitas ferramentas do programa de edição de imagem. Para a geração dessa imagem cada grupo deverá definir uma estratégia para exploração estética partindo da escolha das imagens de luz e sombra (produzidas por colegas que não integram o grupo atual) e recorrendo a novos desenhos abstratos produzidos especialmente para essa colagem. Usar as imagens escolhidas como um todo ou apenas fragmentos e fazer intervenções de linhas para gerar a composição final (desenhos a mão digitalizados ou linhas criadas diretamente no programa). Para a produção dos desenhos observar: espessuras de linhas, possibilidades de criação tridimensional pela sobreposição de camadas, possibilidades de exploração da relação do desenho com diferentes profundidades. 
Além disso, cada aluno deverá criar uma imagem individual que dialogue - reforçando ou contrapondo - a estratégia definida pelo seu grupo.

As imagens dos grupos e as imagens individuais deverão ser postadas nos blogs, nos respectivos slides (para apresentação em aula), e enviadas nas respectivas tarefas do Teams.

Crítica estruturada das imagens dos colegas (individual)
Todos deverão fazer críticas estruturadas dos trabalhos de dois colegas: 1 - o slide logo abaixo do seu slide na sequência (no caso do último, selecionar o primeiro da lista); 2 - um outro slide de sua escolha.
Lembrando que a crítica deverá contemplar cada imagem como também a composição do conjunto no slide.

Postar no blog:
- desenhos feitos em aula (dinâmica de desenhos rápidos ao som de Egberto Gismonti)
- a apresentação do grupo de ferramentas do Photoshop/Photopea (primeiro grupo P2P)
- a imagem síntese no Photoshop do segundo grupo P2P
- a imagem individual (exploração estética na direção da sensação de imersão) editada
- as críticas estruturada dos trabalhos de dois dos colegas 

Referências - aula 18/11/2021

Pílula do início da aula de hoje (vídeo síntese trabalhos de desenho das artistas abaixo, editados pelo Sandro)

Shantell Martin: Follow the Pen - https://www.youtube.com/watch?v=7ywYnk0-xUY
Shantell Martin: See the world as your canvas with AR - https://www.youtube.com/watch?v=dRj5Xfjh7Dk
(Shantell Martin) Drawing: MIT Architecture Class - https://www.youtube.com/watch?v=V2v7W13NVTM


---
Teste de Rorschach ("teste do borrão de tinta") https://www.rorschach.org/

Egberto Gismonti - Álbum Circence (1980)


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Para a aula de quinta-feira, 18/11/2021

Solicitações para próxima aula:

  • Apresentação dos grupos da síntese de cada conjunto de ferramentas do photoshop/photopea

  1. Ferramentas de seleção
  2. Ferramentas de edição
  3. Layers e máscaras
  4. Ferramentas vetoriais (desenho e texto) e actions
  5. Ajustes de imagem, filtros
  6. Formatos e como salvar (tamanhos etc.)

        Cada grupo deve ter no mínimo 7 pessoas

Referências - aula 11/11/2021

Vídeo Why We Owe A Lot To Animator Norman McLaren (drops inicial da aula)
Exposição Claudia Andujar no IMS
Galeria da Claudia Andujar no Inhotim
Filme Um mensageiro entre dois Mundos, 1998–2000, Pierre Fatumbi Verger
Filme-documentário O Sal da Terra, 2014, Sebastião Salgado
Soldados revistam passageiros de ônibus na Estrada Norte perto de Suchitoto, El Salvador, 1980, por Susan Meiselas
Los fusilamientos del 3 de mayo de 1808 em Madri, por Francisco de Goya
Filme Conterrâneos Velhos de Guerra, 1991, Vladimir Carvalho (construção de Brasília)
Sobre o filme Conterrâneos Velhos de Guerra
Archigram (acervo)
Trailer da retrospectiva do Peter Cook
Daniel Moreira – Paisagem ambulante 381 – tem as fotos no acervo do Viaduto das Artes no Barreiro em BH
SESC Pompeia, por Lina Bo Bardi (vídeo)
Exposição temporária dos desenhos da Lina Bo Bardi
Instituto Bardi (com todo material da Lina Bo Bardi)
Coleção dos desenhos da Lina Bo Bardi (para busca)
Blog do Lebbeus Woods
Site do Yona Friedman
Drops com desenhos de arquitetos
Drops lógica perspectívica para desenho de observação
Dicas de perspectiva a partir do drops

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Para a aula de quinta-feira, 11/11/2021

Postar no Blog:
  • imagens da exploração feita em aula
  • imagens das novas explorações estéticas
  • apresentação do grupo sobre fotógrafos 
PS: Enviar todos os link das postagens na respectiva tarefa no Teams
  • Separar materiais de desenho (lápis, canetas e papéis variados)

Referências - aula 08/11/2021

2001: Uma Odisséia no Espaço - https://pt.wikipedia.org/wiki/2001:_A_Space_Odyssey
---
Drops Objetos
Maurizio Cattelan - Comedian (Banana) - https://en.wikipedia.org/wiki/Comedian_(artwork)
Ai Weiwei - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ai_Weiwei
Forever (Bicycles) - https://www.wikiart.org/en/ai-weiwei/forever-bicycles-2003
Constantin Brâncuși - Bird in Space https://en.wikipedia.org/wiki/Bird_in_Space
Um Encontro Inesquecível entre Paulo Freire e Seymour Papert - https://www.youtube.com/watch?v=FnVCyL9BwS8
Seymour Papert (arquivo com link para vários textos, MaMaMedia etc.) - http://www.papert.org
Doris Salcedo - https://pt.wikipedia.org/wiki/Doris_Salcedo
Cildo Meireles - Desvio para o vermelho - https://www.inhotim.org.br/en/item-do-acervo/desvio-para-o-vermelho/
Objetos pandêmicos: https://www.vam.ac.uk/blog/pandemic-objects
Teoria Ator-Rede: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_ator-rede

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Para a aula de segunda-feira, 08/11

Esperamos que vocês tenham aproveitado a primeira aula.
Usaremos o blog da disciplina para indicar as atividades demandadas em aula.
Abaixo as atividades para a próxima aula:
  • Criar um Blog no blogger e enviar o link pela tarefa no Teams
  • Postar no blog:
    • uma pequena apresentação de si
    • trecho individual sobre o texto do Flusser 
    • o objeto que o representa
    • síntese da apresentação dialógica do grupo (objetos individuais em diálogo com os parágrafos sobre o texto do Flusser e com o filme O dilema das redes)
  • Separar papéis A4 em branco para atividade a ser feita em aula
Todas as postagens de atividades no blog devem ter seus links enviados pela respectiva tarefa no Teams.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Apresentação da disciplina

:: AIA – ATELIÊ INTEGRADO DE ARQUITETURA ::
Escola de Arquitetura da UFMG - 2º semestre de 2021

Fundamentação para o projeto de arquitetura e urbanismo I




Professores
Ana Paula Baltazar
Eduardo Mascarenhas
Erica Mattos
Sandro Canavezzi


O objetivo geral do Ateliê Integrado de Arquitetura (AIA) é possibilitar aos alunos recém-ingressos no curso de Arquitetura e Urbanismo diurno da UFMG uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes ao exercício crítico e criativo da arquitetura e do urbanismo. Por meio da estratégia de "aprender a aprender", objetiva-se enfatizar os processos criativos no uso dos diversos instrumentos e recursos. Busca-se o desenvolvimento de postura crítica tanto para percepção quanto para proposição de objetos e espaços, além de desenvolvimento de linguagem própria de representação para lidar com projetos. Durante a pandemia um dos objetivos específicos é estimular a apropriação crítica das mídias digitais para percepção, criação e comunicação nas atividades de desenvolvimento sócio-espacial propostas na disciplina.

Por meio de oficinas, leituras e discussões de textos e imersões em ambientes físicos e digitais, a disciplina tem por intuito sensibilizar os alunos para 1) desnaturalizar o olhar; 2) criar, propor e construir imagens, objetos e espaços interativos e dialógicos; e 3) comunicar os processos de criação, proposição e construção segundo demanda específica de cada projeto por meio de estratégias próprias de representação.

Fechamento das notas

Caros alunos, Todas as notas foram fechadas e estão disponíveis no sistema da UFMG. Conseguimos cadastrar as seis avaliações no sistema e el...